Resenha: Enfeitiçadas, Jéssica Spotswood

by - 08:00:00

Olá, COrujas!

Hoje venho trazer essa resenha que com certeza foi a mais intensa do mês de janeiro. Apesar de ter gostado muito, e te dado cinco estrelas, para Dama da Meia-Noite, essa história trás uma temática que me toca muito.



Nome: Enfeitiçadas
Autora: Jessica Spotswood
Número de Páginas: 272
Editora: Arqueiro
Série: As Crônicas das Irmãs Bruxas #1
Estrelas: 
Sinopse: Antes do alvorecer do século XX, um trio de irmãs chegará à idade adulta, todas bruxas. Uma delas terá o dom da magia mental e será a bruxa mais poderosa a nascer em muitos séculos: ela terá poder suficiente para mudar o rumo da história, para suscitar o ressurgimento do poder das bruxas ou um segundo Terror. Quando Cate descobre esta profecia no diário de sua mãe, morta há poucos anos, entende que precisa repensar seus planos. Qual sera a melhor opção: servir a Irmandade, longe dos olhos vigilantes dos Irmãos caçadores de bruxas, aceitar uma proposta de casamento que lhe garanta proteção e segurança ou abandonar tudo e viver um grande amor proibido? Prepare-se para se encantar com os jovens pretendentes de Cate, abominar o ódio e a repulsa que os Irmãos dedicam a meninas e mulheres, e aguardar ansiosamente pela sequência de As Crônicas das Irmãs Bruxas.

● ● 

Enfeitiçadas é uma trilogia que conta sobre uma época pouco antes da virada do século XX, onde as mulheres não tem direito a nada. São totalmente alienadas e controladas pelos Irmãos, um grupo de homens que faz de tudo para manter homens, e somente homens, no poder agindo em nome Deus. Isso tudo porque anos antes o poder estava na mão de mulheres bruxas e quando os Irmãos finalmente conseguiram tomar o poder, queimando o maior número de bruxas, passaram a tomar todas as medidas para que as mulheres fosse subjugadas, assim as bruxas não podem retomar o poder.

Neste contexto temos Cate Cahill, uma garota de dezesseis anos que desde a morte da mãe havia prometido que cuidaria das duas irmãs mais novas. O que não seria difícil já que elas tem uma boa situação financeira e um pai. Mas, elas são bruxas. E esconder isso do mundo fica cada vez mais difícil. Afinal nem o próprio pai sabia, já que isso era herança da mãe.

Tudo piora quando Cate recebe um bilhete misterioso dizendo que sua mãe havia deixado um diário, diário esse que Cate depois de muito procurar acha. E lá a mãe explica que havia uma profecia que dizer que três irmãs bruxas, uma com poder de mexer na mente das pessoas, iriam mudar a história. Para a ascensão das bruxas ou reafirmação do poder dos irmãos.

Elas eram três irmãs, bruxas e  Cate tem o poder mental. Isso a deixa com ainda mais medo. Que além de ter que esconder tudo isso do mundo tem lhe dar com o temperamentos das irmãs que não entendem quando ela pede cautela. Afinal se fossem pegas pelos irmãos... estavam praticamente mortas. 

No meio de tudo isso Cate ainda tem um outro problema: seus dezessete anos se aproximam e ela tem que arranjar um marido ou entrar para irmandade, onde viraria freira. Caso não fizesse isso os próprios irmãos iriam escolher para ela. Cate tem um pretendente, um amigo de infância retornar para a pedir em casamento, mas ela sente seu coração começar a bater por outro garoto. Um garoto totalmente inadequado e proibido.

Essa história me surpreendeu demais, pois já havia tentando ler uma vez e sinceramente não havia gostado. Desta vez também estava achando o início enfadonho, mas a partir do sétimo capítulo eu simplesmente não consegui parar de ler. A autora adicionou muitos elementos a história, profundidade aos personagens, surpresas e mistérios que te deixam extasiada.  

O que é tortuoso no livro é a verdade com que a autora mostrou com as mulheres são subjugadas pelos homens. Hoje apesar de existir machismos, nós temos a noção do que é isso, temos o direito de levantar a mão e dizer que eles estão errados. Mas, a autora retratou, adicionando fantasia claro, o modo como as mulheres eram tratadas antigamente sob o pretexto de que eram perigosas para si mesmas. Dói saber que muitas mulheres sofreram, e ainda sofrem, com tal tipo de atitude odiosa em que homens se acham melhores.

Dei quatro estrelas unicamente devido aos primeiros capítulo que não me prenderam tanto. Um livro cinco estrela tem que ser bom da primeira a última palavra. Mas no todo eu amei a história e já comecei a ler o livro dois. E com certeza recomendo a leitura. Além de ter essa capa maravilhosa!

You May Also Like

0 comentários