Resenha: Desventuras Em Série - O Elevador Ersatz, de Lemony Snicket

by - 09:30:00

Olá, corujas!

Preparados para aprender o significado de ersatz? Em Elevador Ersatz temos três Baudelaire desesperados para encontrar os Quagmire, uma tutora fútil e egoísta, um tutor pacífico até demais e algumas descobertas curiosas. Confiram a resenha:

Nome: Desventuras Em Série - O Elevador Ersatz (#6)
Autor: Lemony Snicket
Número de Páginas: 231
Editora: Seguinte
Estrelas: 
Sinopse: Como nos episódios anteriores, o sexto livro de Desventuras em série está repleto de desgraça, desespero e mal-estar. Quando essa nova desilusão começa, os irmãos Baudelaire estão acompanhados do Sr. Poe, um executivo de banco que ficara encarregado das crianças depois da morte dos pais deles num horrível incêndio.Eles vão até à residência da família Squalor, os novos tutores dos Baudelaire. O Sr. Poe acredita que ali Violet, Klaus e Sunny estarão a salvo do ganancioso e traiçoeiro Conde Olaf, que foi o primeiro tutor dos três irmãos e que pretende, desde então, apropriar-se da fortuna herdada pelos Baudelaire. A última maldade cometida por Conde Olaf foi raptar os trigêmeos Quagmire, de quem os Baudelaire haviam ficado amigos no colégio interno. Jerome e Esmé Squalor moram num apartamento de cobertura na Avenida Sombria. Para o desânimo dos três irmãos, o elevador do prédio foi desligado e eles são obrigados a chegar ao último andar pelas escadas escuras e tenebrosas. Depois de muitos e muitos degraus, eles finalmente chegam à casa nova, um enorme apartamento com 71 quartos, e descobrem que seus novos pais os tinham adotado apenas porque ter órfãos estava na moda. Os irmãos parecem bem instalados, mas uma nova aparição do Conde Olaf vem trazer pavor aos Baudelaire. Eles agora têm de descobrir um jeito de se livrar dessa pérfida ameaça. A resposta pode estar no elevador ersatz, uma passagem secreta tão escura quanto "uma pantera negra como azeviche, coberta de piche, comendo alcaçuz preto no ponto mais profundo da parte mais funda do Mar Negro". E os perigos estão só começando. Dali em diante, uma montanha de horrores e desgostos ainda espera pelos desafortunados irmãos Baudelaire.

Adquira o livro aqui: Amazon
● ● 

Em um bairro rico nos arredores da mansão Baudelaire está a Avenida Sombria 667. Esse é o endereço dos novos tutores dos Baudelaire, Jerome e Esmé Squalor. Logo que chegam ao prédio os Baudelaire descobrem que terão que subir os quarenta e oito ou oitenta e quatro andares do prédio pelas escadas escuras, pois luzes e elevadores estão out e escadas e escuridão está in. Depois da cansativa subida, os Baudelaire são recebidos por Jerome, um homem muito simpático e atencioso, que parece realmente gostar dos Baudelaire, e logo conhecem também Esmé, a sexta consultora financeira mais importante da cidade, uma mulher esbelta com obsessão por tudo que é in

Um importante evento está para acontecer, o Leilão In, e Esmé receberá um convidado para acertar os detalhes. Só que os Baudelaire não esperavam que esse convidado, Gunther, fosse o pérfido Olaf disfarçado de estrangeiro. Os Baudelaire tentam alertar os Squalor sobre a verdadeira identidade de Gunther mas de nada adianta. Jerome e as crianças são praticamente expulsos do apartamento, para que Esmé possa receber seu convidado. Embora com a quantidade absurda de cômodos do local ela poderia facilmente recebê-lo sem ser incomodada. São 71 quartos, vários banheiros, várias cozinhas, várias salas de estar e de jantar, sem falar nos vários outros cômodos que parecem não ter utilidade alguma.  Assim, Jerome, Violet, Klaus e Sunny são obrigados a ir a um terrível restaurante com tema de salmão. Na volta, o porteiro tenta barrar Jerome e os Baudelaire afirmando que, por ondem de Esmé, eles só devem subir quando Gunther descer. Porém, quando chegam lá em cima a sexta consultora financeira mais importante da cidade afirma que Gunther já foi embora faz tempo.

Esmé afirma que Gunther já foi embora enquanto o porteiro continua alegando o contrário. Preocupados com o paradeiro de Olaf e dos Quagmire, os Baudelaire decidem procurá-lo por todo o imenso apartamento. Mas não há nem sinal de Olaf. Os irmãos tem a ideia de escutar as portas dos demais apartamentos para saber se Olaf pode estar em algum deles. Nada de novo. É quando Klaus sugere que o elevador seja na verdade um elevador ersatz. E esse elevador ersatz guarda mais segredos do que eles imaginam.

Para Beatrice - 
Quando nos conhecemos, minha vida começou.
Logo depois, a sua terminou.

Enquanto Esmé parece muito ocupada tentando ser a mulher mais in da cidade, Jerome cuida dos órfãos. A própria Esmé diz que só os adotou por órfãos estarem in, o que preocupa as crianças sobre qual será o destino deles quando órfãos estiverem out. Por sinal, in é uma coisa que está na moda e out é o que está fora da moda. Durante toda a história coisas que se tornam out vão sendo descartadas e coisas in são adotadas. Não há palavra melhor para descrever Esmé do que supérflua. Já Jerome é uma boa pessoa, o único problema é que ele é passivo demais. Jerome odeia discutir com as pessoas e por isso sempre acata tudo, o que não ajuda em nada. Ele é do tipo que foge e se esconde, não do que fica e luta.

Sobre a crítica, o autor usa Esmé e sua obsessão por tudo que é in, por mais absurdo que seja, para criticar explicitamente aqueles que não vivem por si próprios, mas estão sempre seguindo modinhas. Muitas vezes só para se mostrar melhor que os outros, como a própria Esmé faz.
Crianças, eis aqui algumas coisas que vocês precisam saber. Escuro é in. Luz é out. Escadas são in. Elevadores são out. Ternos risca-de-giz são in. Estas roupas horríveis que vocês estão usando são out.
Esse livro foi de longe o que mais me surpreendeu, ele tem uns plot twist chocantes. Surgem novamente insinuações de segredos e conspirações envolvendo os Baudelaire pais, conde Olaf e o misterioso olho. Beatrice é citada e fica aquela pequena sugestão de que alguma história não contada Estou muito curiosa, eu AMO conspirações.
"Esquecer Olaf?", perguntou Klaus. "Como vamos esquecer dele? Nunca vamos esquecer de sua traição, não importa onde estivermos vivendo.
É muito bonitinho que durante o livro todo a grande preocupação dos Baudelaire é tentar achar os Quagmire. E, claro, descobrir o significado de C.S.C. Para mim, esse foi o livro mais triste até agora. Foi o final mais emocionante porque o Jerome queria ficar com as crianças mas com a condição de que eles se escondessem e os Baudelaire resolveram que seria melhor partir. Afinal, eles precisam resgatar os Quagmire e Olaf sempre dá um jeito de os achar, não importa onde.
[...] os Baudelaire sabiam que podiam contar uns com os outros pelo resto de suas vidas, e isto, pelo menos, dava a sensação de ser a única coisa no mundo que era verdade.
Eu nunca tinha parado para prestar atenção na passagem de tempo desses livros. Ninguém envelhece! Isso nos diz que todos esses seis livros se passaram em menos de um ano. Seis lares infelizes em menos de um ano! Originalmente, os livros eram para ser um romance destinado às crianças, porém Desventuras Em Série apresenta várias palavras de um vocabulário mais culto, a história traz muitas críticas e aborda assuntos sérios. Não consigo imaginar uma criança lendo isso. Nem preciso dizer que crianças não deveriam ler livros tão infelizes, não é mesmo? Eu já fico triste lendo isso.

You May Also Like

0 comentários