Resenha: Desventuras em Série - A Gruta Gorgônea, de Lemony Snicket

by - 08:30:00

Olá, corujas!

Busca por um açucareiro em uma gruta inexplorada, envenenamento por Mycelium Medusoide, um submarino em forma de polvo, sumiços misteriosos e um encontro inesperado, isso é o que te aguarda em A Gruta Gorgônea. Estamos no finalzinho, a três livros de finalmente solucionar os vários mistérios da vida dos Baudelaire. Prontos para mais uma desventura? Asseguro-lhes que uma das últimas, estamos bem perto d'O Fim 

Resultado de imagem para a gruta gorgôneaNome: Desventuras em Série - A Gruta Gorgônea (#11)
Autor: Lemony Snicket
Número de Páginas: 288
Editora: Seguinte
Estrelas: 
Sinopse: Este volume sequencia à crônica da trágica e desgostosa vida dos irmãos Baudelaire está, como sempre, repleta de infortúnios. Aqueles que ignorarem a advertência de Lemony Snicket encontrarão Violet, Klaus e Sunny em um tobogã, descendo as águas cinzentas de Arroio Enamorado. A situação não é das melhores: depois de resgatar Sunny das garras do Conde Olaf, os Baudelaire se vêem separados do amigo Quigley, numa jornada rumo ao pé das Montanhas de Mão-Morta.
A viagem só não é mais desagradável graças à aparição do submarino Queequeg, que resgata os três das águas violentas do Arroio. Capitaneado pelo excêntrico Andarré, o minúsculo Submarino Q e sua Tripulação de Dois ainda abriga Fiona, enteada do capitão, e Phil, que já havia ajudado os Baudelaire no infeliz episódio da Serraria Alto-Astral. Em busca de um misterioso açucareiro, os seis chegam à Gruta Gorgônea, onde cogumelos venenosos e a aparição de um certo conde podem precipitar desenlaces ainda mais tristes na vida da trinca desafortunada.

● ● 

Depois de descerem em um tobogã pelo Arroio Enamorado e se perderem de Quigley Quagmire, os Baudelaire acabam encontrando, ou talvez sendo encontrados, pelo Queequeg, um submarino de C.S.C. O capitão Andarré, um homem enérgico que fala "Positivo!" depois de toda frase e que tem como lema de vida "Aquele que vacila está perdido.", sua enteada Fiona, uma micetologista (estuda os fungos), e Phil (lembram dele? O otimista da Serraria Alto-Astral) formam a tripulação do submarino. O capitão Andarré não perde tempo, ele nunca vacila, depois de conhecerem os tripulantes e seus hábitos peculiares, os Baudelaire recebem suas tarefas: Klaus tem que analisar cartas náuticas e descobrir onde o misterioso e cobiçado açucareiro foi parar depois de ser arrastado pelo Arroio Enamorado, Violet tem que ajudar a consertar o telégrafo do submarino e Sunny fica encarregada de ajudar Phil na cozinha. 

Quando Klaus encontra a possível localização do açucareiro, na Gruta Gorgônea, e os Baudelaire junto com Fiona vão até lá procurá-lo começam as desventuras. Ao retornar para o Queequeg, Phill e Andarré simplesmente desapareceram, Fiona assume o comando, mas ela é uma pessoa volátil e Violet não tem certeza se eles podem confiar nela. Durante a expedição, Sunny foi contagiada pelo Mycelium Medusoide, um cogumelo venenoso muito perigoso, e os dois Baudelaire mais velhos precisam correr contra o tempo para achar um antídoto. Como se não bastasse, eles ainda acabam sequestrados por Olaf. Mas pela primeira vez em muito tempo a sorte sorrirá para os Baudelaire. Uma mensagem, supostamente enviada por Quigley, informa os irmãos que eles deverão ir para à Praia de Sal. O lugar onde todas as desventuras tiveram início.

Para Beatrice -
Mulheres mortas não contam histórias
Homens tristes as escrevem.

Sabe quem está lá na praia quando os Baudelaire chegam? O Sr. Poe. Eu nem lembrava que esse homem existia mais. Mas não é para encontrar o Sr. Poe que os Baudelaire estão lá. Enfim, vamos retroceder e começar pelo começo. Eu já suspeito de todo mundo nesses livros, não dá pra confiar em ninguém. Mas calma lá, nem todo mundo é um traidor. Eu acho. Esse livro me deixou um pouco em dúvida se C.S.C. era bom ou ruim, antes mesmo da cisão. Nós vemos que nem todas as ações deles eram totalmente boas.
Esperem um minuto! Esperem um segundo! Parem de esperar! Parem com as guerras! Parem com as injustiças! Parem de me aborrecer! Positivo! Pág 31
No começo tudo nos levava a crer que os voluntários estavam extintos, então acho legal conhecer cada vez mais voluntários, do bem. Uma outra descoberta interessante é que C.S.C. não é uma coisa só, tudo o que a organização faz, e é muita coisa, pode ser abreviado como C.S.C. Quando as crianças vão parar dentro da Gruta Gorgônea - elas não percebem mas o leitor sim, devido a narração de Lemony Snicket - que a caverna era utilizada pelos voluntários para algum fim misterioso. Fiquei bem curiosa e espero que no final todas as peças se encaixem e tudo faça sentido.

A Fiona tem um parente muito próximo que ela se separou há tempos, nesse livro ela descobre que a pessoa é um membro da trupe do Olaf (fica a encargo de vocês ler e descobrir quem). E vou dizer apenas que, como afirmava o parente perdido, todas as pessoas tem o bem e o mal dentro de si. 
Há segredos neste mundo que são terríveis demais para que gente jovem os conheça!  Pág 111
O final do livro foi bem surpreendente pra mim, primeiro que eu não esperava encontrar o Sr. Poe, segundo que o livro termina com a aparição de um novo personagem que, creio eu, será uma peça crucial. Nós ficamos cheios de perguntas e loucos para ler o próximo livro, que por sinal andei dando uma fuçada e descobri que aparecem mais personagens antigos. 

Em A Gruta Gorgônea nós podemos notar o quanto as crianças cresceram e amadureceram, Sunny já aprendeu palavras de verdade e desenvolveu um incrível talento na cozinha. Quando eles encontram o Sr. Poe as diferenças ficam ainda mais acentuadas. Da última vez que eles estiveram com o banqueiro ele estava levando-os para um novo lar, decidindo o futuro deles. Dessa vez eles simplesmente se recusam a segui-lo e vão embora para seguir o próprio caminho.

You May Also Like

0 comentários