Resenha: Harry Potter e o Cálice de Fogo, de J. K. Rowling

by - 10:29:00

Olá, corujas!

E seguimos com as resenhas de Harry Potter, o livro da vez é o quarto e esse a história corre de um jeito um pouco diferente dos livros anteriores. Em O Cálice de Fogo conhecemos elementos do mundo bruxo que vem de fora, como outras escolas. Confiram a resenha:

Resultado de imagem para harry potter eo calice de fogo livro capa brancaNome: Harry Potter e O Cálice de Fogo
Autora: J. K. Rowling
Número de Páginas: 535
Editora: Rocco
Estrelas:  +
Sinopse: Verão, Harry Potter, agora com 14 anos, sente sua cicatriz arder durante um sonho bastante real com Lord Voldemort, o qual não consegue esquecer; três dias depois, já em companhia da família Weasley, com quem foi passar o restante das férias, na final da Copa Mundial de Quadribol, os Comensais da Morte, seguidores de Você Sabe Quem, reaparecem e alguém conjura a Marca Negra o sinal de Lord Voldemort projetando-a no céu pela primeira vez em 13 anos, causando pânico na comunidade mágica. Será que o terrível bruxo está voltando? Tudo indica que sim...

O ano letivo já começa agitado. Harry volta para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts para cursar a quarta série. Acontecimentos inesperados como, por exemplo, a presença de um novo professor de Defesa Contra as Artes das Trevas e um evento extraordinário promovido na escola alvoroçam os ânimos dos estudantes. Para surpresa de todos não haverá a tradicional Copa Anual de Quadribol entre Casas, que será substituída pelo Torneio Tribuxo, uma competição amistosa entre as três maiores escolas europeias de bruxaria Hogwarts, Beauxbatons e Durmstrang que não se realizava havia um século. A competição é dividida em tarefas, cuja finalidade é testar a coragem, o poder de dedução, a perícia em magia e a capacidade de enfrentar o perigo dos campeões.

Apesar de alunos menores de 17 anos não poderem se inscrever no Torneio, inexplicavelmente Harry é escolhido pelo Cálice de Fogo, um grande copo de madeira, toscamente talhado, cheio até a borda com chamas branco azuladas, para competir como um dos campeões de Hogwarts. Tendo a seu lado os fiéis amigos Rony Weasley, Hermione Granger e agora também o seu padrinho, o bruxo Sirius Black, que fugiu de Azkaban no ano anterior, o menino feiticeiro tentará escapar mais uma vez das armadilhas do Lorde das Trevas.

● ● 

De todos os verões de Harry, esse certamente foi o menos desagradável. Depois de descobrirem que Harry tem um padrinho fugitivo acusado de assassinato os Dursley estão sendo menos rigorosos. É muito engraçado vê-los amedrontados sempre que Harry cita, propositalmente, o padrinho. E quando os Weasley aparecem para buscar Harry, eles obviamente não vem de modo convencional, para os trouxas. Nem preciso dizer que os Dursley quase infartam, não é mesmo? A cereja do bolo é o caramelo que os gêmeos deixam "acidentalmente" cair e faz Duda ficar com a língua gigante.

Quando a Marca Negra é projetada no céu durante a Copa Mundial de Quadribol tudo vira um verdadeiro caos e ela é só uma premonição do que virá. Nos livros anteriores vimos como Voldemort tentou se reerguer e nesse ele finalmente retornou, em carne e osso, (agora o bagulho ficou sério!! 😂) Harry até tem uma emocionante batalha com ele. É bem sinistra a parte que o Lorde das Trevas retorna, todos os Comensais da Morte voltando para o seu senhor, vemos até algumas figuras conhecidas.
Se você quer saber como um homem é, veja como ele trata os inferiores, e não os seus iguais.
Nos livros anteriores nós podemos observar um padrão da narrativa, a história segue sempre um mesmo caminho (e Joane Kaithlyn Rowling é tão maravilhosa que mesmo seguindo um padrão ela consegue fazer cada livro ser mais fascinante que o outro). No quarto livro porém, temos uma mudança pois surge um evento diferente, outras escolas aparecem. E eu gostei muito de ver bruxos estrangeiros.Adorei ver outras escolas, outras culturas. Também foi bem empolgante ver Harry passar por todos os desafios do torneio.

Posso dizer que este é o melhor livro? Mesmo tendo dito isso em todos os anteriores? Haha Eu me lembro apenas de raríssimas cenas do filme, portanto eu não sabia de nada do que ia acontecer, então tive muitas surpresas e pude desfrutar completamente delas. A escrita da titia Rowling, como sempre, impecável, nos deixando ávidos por mais a cada palavra. Leiam, leiam, vale super a pena. Maravilhoso!
Não faça perguntas e não te direi mentiras.
Por último eu queria dizer que depois de ler esse livro pude finalmente entender esse meme, que eu achava que conhecia mas não sabia de onde:

Resultado de imagem para primeira dama beauxbatons


Para quem não sabe, a mulher na frente é a primeira dama norte-americana, Melania Trump, e ao fundo são as alunas da escola de bruxaria francesa Beauxbatons. O vestido da primeira dama é realmente muito parecido com o uniforme das meninas.

You May Also Like

0 comentários