Resenha: Uma Tocha na Escuridão, Sabaa Tahir

by - 10:00:00


Resultado de imagem para uma tocha na escuridãoNome: Uma Tocha na Escuridão
Autora: Sabaa Tahir
 Número de Páginas: 434
Editora: Verus
Estrelas:  
Sinopse: O segundo livro da história épica e eletrizante sobre liberdade, coragem e esperança Ambientado em um mundo brutal inspirado na Roma Antiga, Uma chama entre as cinzas contou a história de Laia, uma escrava lutando por sua família, e Elias, um soldado lutando pela liberdade. Agora, em Uma tocha na escuridão, ambos estão em fuga, lutando pela vida. Após os eventos da quarta Eliminatória, os soldados marciais saem à caça de Laia e Elias enquanto eles escapam de Serra e partem numa arriscada jornada pelo coração do Império. Laia está determinada a invadir Kauf, a prisão mais segura e perigosa do Império, para salvar seu irmão, cujo conhecimento do aço sér rico é a chave para o futuro dos Eruditos. E Elias está determinado a ficar ao lado dela — mesmo que isso signifique abrir mão da própria liberdade. Mas forças sombrias, tanto humanas quanto sobrenaturais, estão trabalhando contra eles. Elias e Laia terão de lutar a cada passo do caminho se quiserem derrotar seus inimigos: o sanguinário imperador Marcus, a cruel comandante, o sádico diretor de Kauf e, o mais doloroso de todos, Helene — a ex-melhor amiga de Elias e nova Águia de Sangue do Império. A missão de Helene é terrível, porém clara: encontrar o traidor Elias Veturius e a escrava erudita que o ajudou a escapar... e acabar com os dois. Mas como matar alguém que você ama desesperadamente?

Adquira o livro aqui: Amazon 
● ● ● 

A maioria das pessoas - diz Cain - não passa de lampejos na grande escuridão do tempo. Mas você, Helene Aquilla, não é uma faísca que se consome rapidamente. Você é uma tocha na escuridão...se tiver coragem de se deixar consumir pelas chamas.

E aqui estamos com mais uma eletrizante resenha da série Uma Chama na Escuridão. Antes de tudo devo dizer que essa resenha contém spoiler do primeiro livro então se você ainda não leu sai correndo daqui e vai ver a resenha do anterior, tem aqui no blog também.


Comecei esse livro com uma expetativa muito alta e não me decepcionei. Apesar de ter visto algumas resenhas dizendo que acharam o livro irritante, devo dizer o que o achei tão maravilhoso quanto o anterior. O livro começa exatamente no ponto onde terminou o primeiro: Laia e Elias fugindo dos Marciais pelas Catacumbas.

Laia segue fixa na ideia de libertar seu irmão da prisão de Kaulf. Eles consegue fugir do centro do império Marcial, mas a jornada não será fácil. Primeiro porque a prisão é extremamente longe  e exige meses de caminhada. Segundo, eles tem lhe dar com soldados do exército Marcial os perseguindo por todos lugares afinal Elias é o fugitivo mais procurado do império. Terceiro, eles tem que lhe dar também com os seres sobrenaturais que a autora introduziu. Quarto, Elias ao tentar fugir foi envenenado pela Comande, logo, tem pouco tempo de vida. Quinto, acontece de tudo e mais um pouco com eles, sério.

Dou a ele sua solidão. Poucas pessoas querem testemunhas para sua dor, e o luto é a pior de todas.

Do outro lado da moeda, temos a introdução de um novo ponto de vista: Helene Aquilla. Sim, temos a visão dela também nesse livro, o que tornou a narrativa ainda mais interessante por mostrar o lado do império. Helena é a águia de Sangue de Marcus, nomeado o novo imperador, ela tem que servir a pessoa que ela acha um monstro. Marcus, cruel como sempre, denomina ela a chefe da caçada ao Elias, por um acaso do destino, melhor amigo dela.

Ainda temos a Comandante que se torna ainda mais cruel, se possível, neste livro. Ela entra em uma caçada aos Eruditos, exterminando todos aqueles que ela vê pela frente. Mas, ao mesmo tempo ela esconde alguma coisa. Sabemos que ela está macumulada com o sobrenatural e planejando algo, muito, muito ruim. A crueldade é extremamente palpável, acho que se virar filme e colocarem a verdade que lemos no livro a classificação indicativa vai lá em cima porque é horripilante o que os Marciais fazem aos Eruditos e a eles mesmo.

Particularmente apesar de ter achado a fé de Helene louvável no primeiro livro eu achava a personagem um tanto irritante, mas lendo seu ponto de vista aqui vemos o quão forte Helene é para suportar tudo que passa e se manter firme.

Além de tudo isso os Marciais entram em Guerra consigo mesmo. As Gens, famílias de "nome", não quererem aceitar um plebeu como Marcus como imperador o gera uma guerra civil entre as próprias famílias Marciais que Helene tem que dá um jeito de abortar, ao mesmo tempo que se preocupa com sua família afinal no primeiro livro seu pai trocou sua liberdade pelo apoio da Gens Aquilla ao império.

Duas cenas me deixaram muito impressionadas nesse livro. Não vou falar o que é, obviamente, afinal isso é uma resenha não um resumo. O livro todo me impressionou, mas essas duas cenas me deixaram de queixo caído. Sério, a surpresa e a crueldade me impressionaram. Vi muitas resenhas por aí que contaram diversas partes importantes do livro que é interessante você descobrir com a história, se essa é uma das primeiras que você lê te aconselho a parar por aqui porque você pode receber um spoiler de graça.

O fracasso não define uma pessoa. É o que ela faz depois de fracassar que determina se é uma líder ou um desperdício de ar.

Muita, muita, gente achou Laia irritante nesse livro por causa de um triângulo amoroso entre Keenan, Laia e Elias. Primeiro, Laia não pode ser perfeita. Protagonistas que não erram são extremamente chatas e não reais. Segundo, esse envolvimento de Laia com Keenan e de extrema importância para história. E digo mais, no meu ponto de vista, há exagero nas resenhas que dizem "Laia só fica nessa indecisão se é certo se envolver". Sinceramente gente, o romance da história é 1%, e importante.

Por fim, qual eu gostei mais? Acho que o primeiro livro sempre marca mais a gente, afinal é o que faz você se apaixonar pela história, por isso sempre temos um amor especial por ele. Mas Uma Tocha na Escuridão não ficou para trás e dou cinco estrelas, além de favoritá-lo!

Como estou no momento: Esperando ansiosamente a continuação que só sai ano que vem! Chora comigo.

You May Also Like

0 comentários