Resenha: Harry Potter e a Ordem da Fênix, de J. K. Rowling

by - 08:30:00

Olá, corujas!

Dando continuação a minha leitura de Harry Potter, a resenha de hoje é de O Cálice de Fogo, o livro mais longo da série. E que eu demorei quase um mês para ler, culpa das provas. Esse livro foi maravilhoso como todos os outros.

Nome: Harry Potter e a Ordem da Fênix #5
Autora: J. K. Rowling
Número de Páginas: 703
Editora: Rocco
Estrelas: 
Sinopse: O Ministério da Magia começa a intervir em Hogwarts, não acreditando no retorno de Voldemort propalado por Harry e Dumbledor. Indicada pelo Ministério da Magia como professora de Deffesa Contra as Artes das Trevas, Dolores Umbridge proíbe a matéria para alunos mais novos, o que leva Harry a fundar a Armada Dumbledore, para ensinar seus colegas a se defenderem do lorde e seus Comensais da Morte. Na batalha bem versus mal, Harry vai enfrentar as investidas de Voldemort sem a proteção de Dumbledore, já que o diretor é afastado da escola. E vai ser sem seu protetor que o jovem herói enfrentará descobertas sobre a personalidade controversa de seu pai, Tiago Potter, e a perda de alguém muito próximo.

Depois de presenciar o retorno de Voldemort Harry esperava que vários ataques e mortes começassem a acontecer, porém está tudo estranhamente calmo. Harry se sente completamente isolado do mundo bruxo na casa dos tios. Hermione, Rony, Sirius e Dumbledore, todos tem o deixado por fora do que está acontecendo, as cartas dos amigos nunca foram tão curtas e vazias como agora. Quando questionados eles apenas respondem que não podem dizer nada. Toda essa calmaria muda quando Harry é atacado por dementadores na Rua dos Alfeneiros e é obrigado a conjurar seu patrono. Logo chega uma carta do Ministério informando que ele deverá comparecer a uma audiência na qual será discutida sua expulsão de Hogwarts por uso indevido de magia, esse é o primeiro indício de que o Ministério fará tudo que puder para evitar que os bruxos acreditem naquilo que Harry presenciou e Dumbledore tem tentado alertar a todos: a volta de Voldemort.

Quando Moody Olho-Tonto e Lupin finalmente aparecem  junto com outros bruxos para buscar Harry ele descobre que Dumbledore refundou a Ordem da Fênix, uma organização que combate Voldemort e seus seguidores, e esse tempo todo, sem que ele soubesse, os outros estão agindo. A ideia de que todos os outros estavam fazendo alguma coisa enquanto ele estava entediado na Rua dos Alfeneiros é suficiente para desencadear um ataque de fúria em Harry que nem o reencontro com Rony, Hermione e Sirius é capaz de aplacar.

De volta a Hogwarts, Harry tem que lidar com os outros alunos que acham que ele enlouqueceu ou só está querendo receber atenção, como o Ministério da Magia e o Profeta Diário tem espalhado por aí. Ainda tem o fato de que Harry, Rony e Hermione não sabem onde Hagrid foi parar, ele já deveria ter voltado para o início das aulas mas não voltou e ninguém quer dizer para onde ele foi, o que os leva a crer que Hagrid partiu em alguma missão à Ordem da Fênix. Somado ao fato de que desde as férias Dumbledore tem evitado Harry e à nova professora de Defesa Contra as Artes das Trevas, Umbridge, tudo leva os três amigos a crer que este não será um ano fácil.

O Ministério tem feito de tudo para desmentir Harry e Dumbledore, com a chegada de Umbridge, funcionária do Ministério, isso só fica mais claro. Inúmeras regras serão criadas, permitindo que o Ministério da Magia tenha cada vez mais poder sobre Hogwarts.
Os jovens não podem saber como os idosos pensam e sentem. Mas os velhos são culpados quando se esquecem do que era ser jovem...                                         Pág 669
Vamos a alguns comentários básicos e rápidos sobre essa história: Durante todo o livro Harry é uma pilha de nervos, eu nem sabia que ele podia ser uma pessoa tão estressada assim; Rony e Hermione discutem com certa frequência e, talvez seja apenas eu imaginando, mas eles já meio que agem como um casal, já tem aquela dica básica de que eles ficarão juntos (se você é aquele 1% que não sabia disso, me perdoa); Dumbledore é f*#@, sim, ele é simplesmente o melhor, não é à toa que Dumbledore é o único que Voldemort teme, ele sempre tem um plano, uma ideia gênial, sem contar que a aura de sabedoria do personagem me deixa fascinada (amo personagens inteligentes); a Umbridge só faz a gente passar raiva o livro todo; Jorge e Fred Weasley são os melhores, eles tocam o terror com a Umbridge.
A indiferença e o abandono muitas vezes causam mais danos do que a aversão direta. Pág 675
Ninguém gosta do Voldemort (eu espero), ele é um vilão terrível, mas se tem um personagem que todos odiamos é Dolores Umbridge, gente, que mulher insuportável. Falsa, com voz irritante, sempre de rosa e amante de gatinhos (essas duas últimas coisas só contribuem para aumentar a falsidade, a personalidade dela passa longe de gatinhos e coisas cor de rosa)... me ajudem que eu vou vomitar 😒😷 Nunca amei tanto Fred e Jorge, eles aprontam muito com ela.

Sobre a morte do personagem
 que eu amava
J. K. Rowling simplesmente arrasou nossos corações com a morte que aconteceu nesse livro (sem maiores detalhes, porque vai que alguém não sabe disso... sim, sempre existe), ela matou o personagem que eu mais amava. Apenas. Só isso. Reli aquela parte em especial umas dez vezes só pra absorver os detalhes e ter certeza de que ele estava bem morto mesmo. Feels bad.
- Me esqueci, outro erro de velho... que algumas feridas são profundas demais para sarar.                                    Pág 674
Uma das coisas mais legais que acontece no livro (vamos deixar o final de fora, porque os finais são sempre f*#@$) é que Harry, incentivado pelos amigos, começa a ensinar Defesa Contra a Arte das Trevas para um grupo bem diversificado de pessoas, tem pessoas de várias casas, dos populares aos esquisitos, eles se intitulam Armada Dumbledore. Achei super maneiro, eu sempre esperava ansiosamente as reuniões deles, que aconteciam na Sala Precisa, uma sala que só aparece para as pessoas que realmente precisam dela.

Estou aguardando ansiosamente as próximas aventuras de Harry que, aliás, só vão ficando mais sombrias.

You May Also Like

0 comentários