Resenha: O Cemitério, de Stephen King

by - 16:32:00

Olá, corujas!

O livro da resenha de hoje é um tanto especial. Vou explicar por quê. Sou o tipo de pessoa que ama TODOS os gêneros de livro. Leio de romances a investigações policias (que é um dos meus tipos favoritos). Os únicos gêneros que eu ainda não havia lido eram terror e biografia, recentemente eu terminei um livro de terror e comecei uma biografia (sim, estou numa época de experimentações). Sou uma pessoa que assiste a filmes de terror com o coração acelerado, quando assisto. Tendo em mente que os livros já me fizeram gargalhar e chorar rios (e ficar excitada), eu esperava que um livro de terror me assustasse... pois é, se você também pensa isso, não se iluda... Costumo dizer para o meu namorado que ele subestima o poder dos livros, descobri que talvez eu é que o superestime. Quando eu decidi que leria terror eu queria que fosse Stephen King, afinal ele é conhecido como o mestre do terror, pedi indicações a duas pessoas e ambas me recomendaram O Cemitério, aliás, com uma convicção que me empolgou. Bem... não falarei mais nada. Aí vai a resenha. 

Nome: O Cemitério
Autor: Stephen King
Ano: 
Número de páginas: 400
Estrelas: **
Sinopse: Louis Creed, um jovem médico de Chicago, acredita que encontrou seu lugar naquela pequena cidade do Maine. A boa casa, o trabalho na universidade, a felicidade da esposa e dos filhos lhe trazem a certeza de que fez a melhor escolha. Num dos primeiros passeios familiares para explorar a região, conhecem um 'simitério' no bosque próximo a sua casa. Ali, gerações e gerações de crianças enterraram seus animais de estimação. Para além dos pequenos túmulos, onde letras infantis registram seu primeiro contato com a morte, há, no entanto, um outro cemitério. Uma terra maligna que atrai pessoas com promessas sedutoras e onde forças estranhas são capazes de tornar real o que sempre pareceu impossível.



Resumo:

Louis Creed é um médico que está de mudança com sua mulher e seus dos filhos para Ludlow, devido a seu novo emprego. A mudança é um caos, as crianças estão chorando, a esposa de Louis está sensível, o gato da família está inquieto, quando chegam Louis não consegue achar as chaves, sua filha Ellie chora escandalosamente e para completar Gage, o filho mais novo,  é picado por uma abelha. Louis está a beira de um colapso, sua fantasia de fugir para a Disney e ser médico do parque lhe parece uma ótima ideia agora. O caos da família chama a atenção de Jud Crandall, o novo vizinho de Louis, um senhor de idade que logo o conquista.
A morte é um mistério, o sepultamento um segredo. 
Com o tempo Jud e Louis se tornam bons amigos, e é através de Jud que Louis descobre as misteriosas histórias do lugar. Uma trilha no terreno de Louis leva até o “simitério” de bichos, um cemitério construído e cuidado pelas crianças locais, onde, há décadas, amados bichinhos de estimação são enterrados. Entretanto, aquele cemitério é a entrada de um lugar muito mais sinistro e obscuro.

No primeiro dia de Louis, entra na enfermaria da faculdade onde trabalha um jovem terrivelmente ferido. O jovem é Victor Pascow, inevitavelmente, ele morre. Nessa mesma noite, o morto faz uma visita a Louis enquanto ele dorme, levando-o até o cemitério e alertando-o para ficar longe do que está além dos limites do lugar. Acreditando que  tudo não passou de um sonho e de um ataque de sonambulismo, Louis não dá grande importância ao aviso.
O solo do coração do homem é mais empedernido, Louis - murmurou o moribundo. - Um homem planta o que pode... E cuida do que plantou. 
Pequena observação: aí está uma frase que se repete muitas vezes e que eu demorei bastante para entender.

Durante a ausência de sua família no Dia de Ação de Graças, o gato, que a filha tanto ama, morre. É Jud Crandall, influenciado pelo poder do lugar, quem leva Louis ao terreno atrás do cemitério. Ignorando o aviso, Luis vai, obedecendo a tudo que Jud ordena. Naquele terreno, o gato de Ellie é enterrado e pouco tempo depois reaparece. Apenas Louis e Jud sabem do que aconteceu. O gato ressuscitou mas não é o mesmo, Louis pode perceber, a família também percebe mas não consegue explicar a mudança.

Arrependido do que fez, Jud conheça a contar para Louis a verdade sobre o que é aquele lugar e o perigo que ele representa. Um lugar antigo e amaldiçoado. Porém, agora é tarde, Louis foi contaminado pelo obscuro poder do lugar, que parece cada vez maior. E esse poder começa a afetar todos ao redor de Louis, provocando terríveis acontecimentos.
Mas ali havia alguma coisa pior que a loucura..., algo muito,muito pior. Era como se existisse um imã naqueles bosques. 
Minha opinião:

Louis fica um pouco cético quanto aos acontecimentos surrealistas, só depois quando os acontecimentos se tornam mais graves é que ele realmente se dá conta de tudo. Eu gostei de Jud, ele era um bom velhinho, se arrependeu de levar Louis até o terreno atrás do cemitério, e lá, na verdade, é outro cemitério, bem antigo e amaldiçoado. A mulher de Louis tem uma paranóia muito grande com a morte devido ao falecimento da irmã dela quando ela ainda era uma criança. Tem muitas mortes no livro, para quem gosta...

Confesso que eu li num bom ritmo a maior parte do livro, mas talvez fosse mais pela minha curiosidade quanto a um livro de terror. Pouco antes das 100 últimas páginas a produção da leitura caiu bastante, eu já estava decepcionada, esperava que um livro de terror desse medo. Como diz um amigo: nem pá! Eu comecei a ficar um pouco mais alerta (aquilo não chegou ao que eu posso chamar de assustada) nas últimas 50 páginas. Nesse ponto o livro embalou e finalmente foi, essa parte foi boa.

Na orelha do livro diz que foi um livro que aterrorizou até o próprio Stephen King... Vejo tantas opiniões positivas do livro... Mas a mim ele não agradou muito, assustou... menos ainda. Eu odeio dar opiniões negativas sobre livros porque influência as pessoas a não lerem e acho que todos devem ler para ter uma opinião própria, mas, vou ser sincera, eu estava com uma expectativa alta e o livro me decepcionou. Não me arrependo da leitura, jamais, mas não foi tão bom quanto eu esperava. Pretendo, sim, ler outros livros de terror, ainda quero encontrar um terror que supere minhas expectativas.
A.

You May Also Like

4 comentários

  1. Ooi!
    Eu amo muito o stephen king já li várias obras mas devo concordar que nem todas são excelentes como christinne, carrie a estranha, sob a redoma... Enfim, porém ainda não tive a oportunidade de ler esse e já vi opiniões bem divididas em relação a esse livro. Enfim, não desista do king sz apenas!
    Bjs xx

    Lendocomela.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Micaela!
      Eu fiquei bem desapontada com o livro, mas, pode deixar, não vou desistir, Stephen King não deve ser tão famoso à toa kkkkkkk Acho que minha próxima leitura dele será Carrie.
      Bjs.

      Excluir
  2. Eu sou louca pra ler os livros desse autor, principalmente It A Coisa, mas aquelas mil e poucas páginas me assustam um pouco haha

    Abraço,
    milenaschabat.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Não deixe as muitas páginas te assustarem kkkkkkkk no meu caso é medo de não ser bom mesmo, mas ainda vou ler mais livros do Stephen

    Abraços, Milena.

    ResponderExcluir