Autor do Mês: J. K. Rowling

by - 19:52:00

Olá, corujas!

Dezembro é um mês um tanto especial. É em dezembro que uma amiga nossa faz aniversário (nossos amigos nos vêem meio que como uma trindade) e ela é super fã de Harry Potter. Em homenagem a ela, o autor desse mês será a ilustre J. K. Rowling (palmas, palmas, gritos, gritos). Acho que pelo tamanho do sucesso vocês já devem saber algo sobre ela, agora é hora de conhecer um pouco mais da história dessa autora encantadora.

Joanne Rowling nasceu em 1965 em Yate, na Inglaterra. Desce pequena sabia que queria ser escritora, ela, inclusive, escreveu seu primeiro livro aos seis anos, era uma história sobre um coelho chamado Rabbit. Rowling sempre gostou de ler,  entre os livros mais lidos em sua infância figura O Leão, A Feiticeira e O Guarda-Roupa, de C. S. Lewis.

Na faculdade, a  autora estudou Francês e Línguas Clássicas, por incentivo dos pais, mas, na verdade, queria cursar Literatura Inglesa. Após se formar, em 1986, ela trabalhou na Anistia Internacional, que luta contra abusos dos direitos humanos. Foi em 1990, voltando para Londres, após um fim de semana procurando apartamento em Manchester com um namorado, que surgiu a ideia para Harry Potter. Naquela mesma noite J. K. Rowling deu início ao primeiro livro da série que mudaria sua vida e marcaria a de muitos fãs.

No final do mesmo ano, Anne Rowling, mãe da autora, morre aos 45 anos de esclerose múltipla, o que influenciou grandemente na história de Harry Potter, que acabou por perder tanto o pai quanto a mãe. Em 1991, a autora vai para Portugal lecionar, lá conhece Jorge Arantes, um jornalista. No ano seguinte, eles se casam e Rowling perde seu primeiro filho. Em 1993, nasce Jessica Rowling, no final do mesmo ano a autora se divorcia e vai morar em Edimburgo, na Escócia, onde passa a sobreviver com um auxílio do governo. J. K. Rowling afirma ter sido esse o período mais difícil da sua vida. Era em pequenos momentos de folga, quando sua filhinha adormecia, que J. K. Rowling escrevia.

Após ter seu manuscrito aceito por um agente, demorou um ano até que uma editora aceitasse publicar Harry Potter e a Pedra Filosofal. O livro foi publicado pela Bloomsbury Children Booker em junho de 1997. Em 2001 J. K. Rowling se casa com o médico Neil Murray, com quem teve David, que nasceu em 2003, e Mackenzie, nascida em 2005.

Hoje J. K. Rowling ajuda diversas instituições filantrópicas e até tem as suas próprias.

Curiosidades sobre J. K. Rowling:
- Foi Barry Cunningham, editor da autora, quem sugeriu que ela usasse um pseudônimo, pois os meninos poderiam não acreditar em um livro escrito por uma mulher (preconceito? Sim, claro).
- Joanne Rowling escolheu o nome Kathleen em homenagem a avó para usar no pseudônimo, formando assim o que todos conhecem hoje, J. K. Rowling.
- Entre as criaturas fantásticas, a prefeita da autora é  a fênix.
- Nove editoras recusaram publicar Harry Potter por considerar o livro muito longo para crianças.
- O sobrenome de Harry veio dos vizinhos da autora, com os quais ela brincava quando tinha 8 anos. Eles gostavam de brincar de bruxos.
- Ron foi baseado em um amigo de Rowling, Sean
- Hermione é baseada na própria autora quando criança.
- A primeira leitura de Harry Potter e a Pedra Filosofal em uma livraria foi um fiasco. Não tinha quase ninguém, por pena, os funcionários também ficaram escutando a história.
- Vários dos nomes utilizados em Harry Potter vieram do passado de J. K. Rowling.
- A Kings Cross Station, estação onde Harry embarca para Hogwarts, foi a mesma em que os pais de Rowling se conheceram.
A&Y

You May Also Like

0 comentários