Resenha: Zoo, James Patterson

by - 07:59:00

Olá, corujas! 

Na resenha de hoje eu vou falar de Zoo, do James Patterson. Eu queria ler alguma coisa do autor e durante as minhas buscas achei Zoo, a sinopse do livro me cativou e eu tive que ler. Já vou adiantando que o livro superou minhas expectativas. Vamos à resenha:


Resultado de imagem para zoo james patterson livroNome: Zoo
Autora: James Patterson e Michael Ledwidge
Número de Páginas: 288
Editora: Arqueiro
Estrelas:  
Sinopse: Algo está acontecendo na natureza. Uma misteriosa doença começa a se espalhar pelo mundo. Inexplicavelmente, animais passam a caçar humanos e a matá-los de forma brutal. A princípio, parece ser algo que se dissemina apenas entre as criaturas selvagens, mas logo os bichos de estimação também mostram suas garras e as vítimas se multiplicam.
A humanidade é presa fácil. Apavorado, o jovem biólogo Jackson Oz assiste à escalada dos acontecimentos. Ele já prevê esse cenário alarmante há anos, mas sempre foi desacreditado por todos. Depois de quase morrer em uma implausível emboscada de leões em Botsuana, a gravidade da situação se mostra terrivelmente clara.
O fim da civilização está próximo. Com a ajuda da ecologista Chloe Tousignant, Oz inicia uma corrida contra o tempo para alertar os principais líderes mundiais, sem saber se as autoridades acreditarão em um fenômeno tão surreal. Mas, acima de tudo, é necessário descobrir o que está causando todos esses ataques, pois eles se tornam cada vez mais ferozes e orquestrados. Em breve não restará nenhum esconderijo para os humanos...

● ● 

Jackson Oz era um aluno de doutorado da Universidade de Columbia com um futuro brilhante, mas as coisas começaram a desandar e sua vida entrou em declínio quando ele começou a ver e defender algo que todos os outros pareciam ignorar. O CAH – Conflito entre Animais e Humanos.

Fora do seu doutorado, atolado em dívidas e morando num apartamento barulhento e mal localizado, é assim que Oz vive agora. Todos o chamaram de louco, riram dele, mas Oz se manteve firme a sua teoria de CAH, determinado a provar ao mundo que ele estava certo. Não que ele ficasse feliz com isso. Oz está entre a cruz e a espada, provar ao mundo que está certo e admitir a possibilidade de que o fim está próximo ou desistir de tudo, estar errado, e ser taxado como louco. Nós últimos anos, os ataques de animais a humanos cresceram assustadoramente. Ele sabe que está certo. Todos os fatores gritam “CAH!!!!!!!”.

Oz vê sua chance de ouro de abrir os olhos do mundo quando um amigo, Abraham Bindix, o homem dos leões, entra em contato com ele dizendo que, afinal, ele não estava louco. Um vilarejo africano havia sido totalmente dizimado por leões. Leões não atacam vilarejos, muito menos dizimam-nos. Ávido por provar a veracidade do CAH, Oz parte para Botsuana, África. Chegando lá, Abe leva Oz primeiro para uma reserva onde seu irmão trabalha. Há alguns dias ele não faz contato. O acampamento está vazio, ninguém recebe o avião quando eles chegam. Preocupados, eles adentram a mata e o improvável acontece. São atacados por leões, um grupo com cerca de 20 leões. Todos machos. Tudo está errado, leões não atacam, muito menos os machos, são as leoas que caçam, os grupos nunca tem mais de três ou quatro leões machos, dirá 20. Leões nunca nadam atrás da presa, seu corpo, pesado e musculoso, não favorece a atividade. E leões nunca, nunca, arrastam sua presa para outro lugar, eles se alimentam onde matam. Tudo isso acontece é Oz sabe, tem algo de muito errado com os animais. Abe não sobrevive mas Oz consegue se safar e melhor, ele gravou o ataque. Em sua fuga, Oz encontra e salva Chloe de ser devorada por crocodilos. Juntos eles tentarão alertar o mundo da terrível ameaça que eles estão enfrentando sem ao menos perceber.

Cinco anos depois o CAH volta com força total. Todos os mamíferos são afetados. Os animais saem em grupos grandes e atacam as pessoas, as devoram vivas, todos estão em pânico. Mesmo aqueles que se recusavam a aceitar a teoria louca de Oz agora precisam reconhecer. Em Nova York, centenas de ratos saem às ruas e devoram quem eles veem pela frente, não sobrando nem os ossos. Na Índia, leopardos invadem prédios e atacam as pessoas. Cães se voltam conta seus donos e os devoram, até a filha da presidente dos EUA é devorada por seu animalzinho de estimação. A sociedade está um caos. Por quê? O que está acontecendo? Uma doença? Um vírus? Hidrofobia? Todos os animais parecem ter enlouquecido. Oz precisa descobrir a resposta para essas perguntas antes que seja tarde demais para a humanidade.

A faculdade reduziu demais o meu tempo de leitura. Antes eu lia 6, 7 livros por mês, agora eu fico contente se conseguir ler 3. Mas esse livro... Esse livro eu li em 3 dias. TRÊS! Há muito tempo eu não fazia isso. Não consegui parar de ler. Eu precisava descobrir o que estava acontecendo com os animais, o que ia acontecer com a humanidade. No começo eu não levei o CAH muito a sério, não achei que fosse uma coisa tão perigosa. Afinal, os animais têm dentes afiados e raiva irracional, nós temos armas e um intelecto impressionante. Eu estava bem errada. Pelas primeiras páginas, eu achei que esse fosse ser um daqueles livros que a gente lê empurrado, só para não dizer que abandonou. Porém, o livro me surpreendeu.

O livro mostra como os animais podem ser realmente cruéis quando guiados por seus instintos mais primitivos. Fui dormir nesse dia com medo, pensando que isso podia acontecer de verdade e meu papagaio me atacaria (risos), eu tenho a imaginação muito fértil. O livro nos faz refletir sobre o nosso mundo e nossas ações. Não vou dizer porque os animais atacam as pessoas, só vou dizer que isso me fez pensar bastante e fiquei até um pouco triste pelo fato de que, assim como no livro, as coisas podem tomar um rumo catastrófico e as pessoas podem nem notar. O livro é muito bom, a leitura flui e deixa a curiosidade aguçada, pretendo me aventurar por outros livros do autor. Está recomendadíssimo.

You May Also Like

0 comentários