Resenha: O beijo das Sombras de Richelle Mead

by - 19:05:00

Olá, olá pessoas!

Hoje estou aqui para falar daqueles seres pálidos, que bebem sangue e que um dia já foram aterrorizantes. Sim, os vampiros. Eu adoro uma boa história de vampiros, uma história que queimam no sol e morrem com estacas no coração (nada de brilhar, por favor hein. Burn, burn, burn). Nos livros de hoje os vampiros são muito romantizados, o que nos resta então é escolher um bom romance vampiresco. A resenha de hoje é sobre o livro O beijo das sombras primeiro livro da série Academia de Vampiros (que minha querida amiga e co-owner do blog me INDUZIU a ler. Foi tipo... "aqui está o livro, LEIA")



Nome: O Beijo das Sombras
Autora: Richelle Mead
Ano: 2009
Editora: Nova fronteira
Número de páginas: 320
Estrelas: * * * * *


Sinopse: Lissa Dragomir é uma adolescente especial, por várias razões: ela é a princesa de uma família real muito importante na sociedade de vampiros conhecidos como Moroi. Por causa desse status, Lissa atrai a amizade dos alunos Moroi mais populares na escola em que estuda, a São Vladimir. Sua melhor amiga, no entanto, não carrega consigo o mesmo prestígio: meio vampira, meio humana, Rose Hathaway é uma vampira cuja missão é se tornar uma guardiã e proteger Lissa dos Strigoi ? os poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Moroi para manter sua imortalidade.


Pressentindo que algo muito ruim vai acontecer com Lissa se continuarem na São Vladimir, Rose decide que elas devem fugir dali e viver escondidas entre os humanos. O risco de um ataque dos Strigoi é maior, mas elas passam dois anos assim, aparentemente a salvo, até finalmente serem capturadas e trazidas de volta pelos guardiões da escola.

Mas isso é só o começo. Em O beijo das sombras, Lissa e Rose retomam não apenas a rotina de estudos na São Vladimir como também o convívio com a fútil hierarquia estudantil, dividida entre aqueles que pertencem e os que não pertencem às famílias reais de vampiros. São obrigadas a relembrar as causas de sua fuga e a enfrentar suas temíveis consequências. E, quem sabe, poderão encontrar um par romântico aqui e outro ali. Mais importante, Rose descobre por que Lissa é assim tão especial: que poderes se escondem por trás de seu doce e inocente olhar? Richelle Mead dá uma nova face à literatura vampiresca com este romance: mais ácida, apimentada e inteligente do que nunca, a saga dos Moroi e seus guardiões surpreende pelas reviravoltas e pela ousadia desses cativantes personagens.



"As maiores e mais poderosas revoluções frequentemente começam em silêncio, escondidas nas sombras. Lembre-se disso."
- Página 306, O Beijo das Sombras


Primeira coisa que eu devo ressaltar sobre o livro: tem uma pegada russa que eu adorei, bem peculiar. Segunda coisa: Dimitri Belikov, o cara sério de 1,95 com sotaque russo, que só xinga em russo, treinado na Sibéria. Acho que não preciso dizer mas nada né? Terceira coisa: Rose Hathaway, adoro o seu sarcasmo garota.

A autora dividiu os vampiros em três categorias... bem duas: os Moroi, que são vampiros bons e usuários de magia, e os Strigoi, vampiros do lado negro da força, são Morois convertidos por vontade própria ou não. Há os dampiros, filhos de dampiras e Morois ou de humanos e Morois, que são os guardiões destes. A história gira em torno de Rose Hathaway, uma dampira aprendiz de guardiã e Vasilissa Dragomir, uma moroi da realeza, a últma Dragomir viva. Duas amigas inseparáveus e com um laço raro e especial, nenhuma das duas consegue explicar o fenômeno de Rose conseguir entrar no corpo de Lissa, apelido de Vasilissa, vendo através de seus olhos e sentindo suas emoções.

Por motivos totalmentes desconhecidos por qualquer um na escola São Vlademir as inseparáveis amgas fogem. Por dois anos Rose e Lissa vivem por conta própria entre os humanos. Tudo vai bem... até que em uma noite uma sombra na janela faz Rose optar por uma fuga de emergência. Porém, suas tentativas são vãs, Dimitri Belikov não é  tipo que fracassa, ele é considerado um deus entre os outros guardiões.

De volta a escola as garotas percebem que as coisas mudaram e tem que lidar com as consequências de sua fuga, principalmente Rose, que recebe toda a culpa. Lissa pertence a uma das 12 famíla reais Moro, ela é a última Dragomir, e apesar do sangue rel a princesa Vasilissa é bem diferente do restante da realeza adolescente, ela prefere ficar de fora de todos os joguinhos sujos e toda falsidade. Ao contráro da amiga doce, meiga e responsável, a dampira Rose é impulsiva intrépida e debochada, temida por todos e conhecida por seus ataques de violência, Rose descobre que sentiu falta de tudo aquilo: as festas, o flerte com os garotos e tudo mais. As coisas não serão fáceis para elas, Mia Rinaldi garantira isso. 

Além dos típicos problemas de adolescentes, outros surgirão... Rose desenvolve uma paixão proibida pelo seu instrutor Dimitri Belikov, e o pior é que o sentimento é recíproco, Lissa sendo perseguida por alguém e, como se não bastasse, as perseguições fazem Lissa mudar, deixar de ser meiga e doce para se transformar em alguém que até mesmo sua melhor amiga, a intrépida Rose teme. As coisas começam a fugir do controle e a dampira precisa de ajuda. E agora, a quem Rose poderá confiar os segredos de Lissa?

"Eu era a que agia, que fazia as coisas acontecerem - às vezes precipitadamente. Ela era a mais racional, a que planejava as coisas e as pesquisava exaustivamente antes de agir. Ambos os estilos tinham as suas vantagens." 
Página 11, O Beijo das Sombras.

Bem... eu adorei o livro, acho que teria gostado mais se tivesse recebido menos spoilers (OBRIGADA, AMIGAS. Spoilers são ruins, não façam isso, acaba com as surpresas do livro. Eu sempre sabia o que ia acontecer antes de ler. Foi terrível.) Achei interessante a divisão dos vampiros em três "raças". As personagens tem problemas que aproximaram elas da realidade, confesso que achei o problema da Lissa meio... chocante. Eu li e pensei: "Nossa!" (Não vou falar o que é, leiam e descubram) já a Rose tem falta de vergonha na cara, mas naõ leve para o lado ruim da coisa, é bem engraçado. Além disso Rose tem um péssimo relacionamento com a mãe, uma respeitada guardoã, ela se sente abandonada e rejeitada.



You May Also Like

0 comentários