Resenha: Réquiem, de Fábio Bruzinga

by - 08:00:00



Olá, corujas!

Estou de volta após bastante tempo e com uma resenha muito especial por uma série de motivos e, certamente, se eu tentasse enumerá-los daria uma longa lista. Direi apenas que fiquei muito feliz por ler e resenhar esse livro. Se você gosta de um terror então me acompanhe porque esse livro é para você.

Nome: Réquiem
Autor: Fábio Bruzinga
Número de Páginas: 449
Editora: Spectrum
Estrelas: 
Sinopse: Sarah possuía uma vida considerada por muitos como invejável. Casada, duas filhas e uma estruturada carreira na advocacia era tudo o que ela desejou e sonhou quando criança. Fernanda, por outro lado, trocaria tudo pelo direito de recomeçar. E mesmo separadas por mais de um século de distância, elas veem seus destinos cruzados em uma trama psicológica e aterrorizante.
Tudo começa com uma viagem para uma cidade do interior. Os planos eram de passar um final de semana em família, mas o que os esperava estava longe de ser considerado feliz. Assim que entram na casa, todas as portas e janelas se fecham por obra de uma força sobrenatural e acontecimentos estranhos despertam o sentimento de que não estão sozinhos sobre aquele teto. Agora trancados, Steven tem certeza de que as histórias e contos de terror que rodeavam a casa eram tão reais quanto suas lembranças de quando costumava correr por todos os cantos daquele local. Vencido pela impotência, ele resolve revelar o pouco que sabe.
Mortos por um incidente cruel, a família de Fernanda, antigos moradores, permanece presa nos corredores da casa, obrigada a reviver seus últimos momentos no plano carnal como um eco, levando qualquer um que ouse pisar naquele solo impuro a reviver esses momentos brutais. Começa a corrida contra o relógio e contra os anseios de cada um. Toda a família vê-se envolvida com os fantasma, lutando para saírem vivos do seus piores pesadelos, perguntando-se “em quem confiar?”.
Enquanto o relógio marca sua contagem regressiva como um algoz, Sarah, Steven, Flávia e Alice percebem que estão mais conectados aos fantasmas do que pudessem imaginar e que sua única arma é a vontade de saírem vivos dali.
● ● 

Sara tem em mãos um caso complicado, que desafia seus princípios, e, como se não bastasse, há uma pressão cada vez maior de seu chefe. Ela está sobrecarregada, então seu marido, Steven, decide que um final de semana com a família numa velha casa de interior que ele herdou do tio e na qual ele passou momentos muito felizes na infância pode ser a solução ideal para a agitação da esposa. Assim, Steven convence a mulher de que essa é a ideia perfeita, coloca a família no carro e leva a todos para a casa sem número, Rua 4, Maxville. 

Cansados da viagem a família só quer um pouco de descanso, porém, tem início uma série de acontecimentos estranhos. Tudo começa quando Flávia, a filha mais velha do casal, encontra um curioso relógio, com um ponteiro e 31 números, ao ser tocado o relógio parece despertar uma antiga e maligna força que habita a casa. Steven já ouvira muitas histórias terríveis sobre aquela casa, mas nunca acreditou nelas, é um pequeno bilhete jogado debaixo de um armário que o faz temer pela sua vida e a da família. 

“Esqueça todo tipo de medo que você já teve. O medo que você presenciará de agora em diante será muito pior.” 

Essas palavras não saem da cabeça de Steven e ele resolve compartilhar seus temores com a esposa. Sara está cética, ela é uma mulher racional, acredita apenas em fatos e provas. É com a comprovação de que eles estão misteriosamente trancados dentro da casa que vem a constatação de que algo terrível pode estar para acontecer. Os Castro, primeiros moradores da casa, morreram de forma trágica, lançando uma espécie de maldição sobre o lugar, agora Sara e a família precisam desvendar um grande segredo para conseguirem se libertar. Do contrário, todos morrerão. 

A filha mais nova, Alice, acaba fazendo amizade com um menino, Lucas, o estranho é que só ela o vê. Logo a família descobre que Lucas é o filho da família morta na casa. Um fantasma. Sara e Steven temem que essa amizade possa ser muito perigosa. Entretanto as ligações entre a família de Sara e os Castro não param por aí, Flávia começa a ouvir uma voz que fala de coisas sobre as quais ela prefere nem pensar, e Sara parece ter uma estranha conexão com Fernanda Castro. Conforme os dias passam, mais verdades vem a tona e mais perigo corre a família. Depois que Sara recebe o diário de Fernanda ela passa a vivenciar as cenas que aconteceram séculos atrás e que culminaram no terrível fim das família e enquanto ela tenta entender o que realmente aconteceu, Steven tenta lembrar de ensinamentos de seu tio que os ajude a sair vivos da casa. Durante trinta e um fáticos dias a família vive envolta em segredos, tentando descobrir os do passado e esconder os do presente. 

Esse foi meu segundo livro de terror. O primeiro? O Cemitério, do mestre King. Mas querem que eu conte um segredo? (aproveitando o clima de segredos do livro) Réquiem me deixou muito mais amedrontada do que O Cemitério (é, O Cemitério quase não me assustou - na real, hoje em dia a história me parece mais macabra do que eu achava na época que eu li). Eu ia dormir todos os dias pensando em fantasmas com sede de vingança 😬 

Eu li esse livro durante as férias de agosto, e sabe quando você só quer ficar de boas fazendo nada? Eu estava bem assim, não estava muito no clima de leitura e ainda assim o livro me prendeu, fiquei curiosa pra entender o que tinha acontecido no passado e como a Sara e a família iam sair dali. 

Alice e seu fantasma de estimação. Que agonia, ora eu achava que podia confiar no menino, ora temia os pedidos misteriosos que ele fazia à menina. O mais estranho é que depois o resto da família passa a vê-lo, só que de forma diferente da menina, para os outros o fantasma aparece com um ar mais sombrio, enquanto para Alice ele aparece como um menino (macabro né?!). Ela era a que menos compreendida a gravidade da situação, pela idade, porém a que teve maior contato com o passado. 

Com o decorrer do livro a gente vai descobrindo que a conexão dos personagens do presente com os do passado e muito mais profunda do que a gente imaginava.

Steven. Querido Steven. Tive bastante pena dele, a casa o excluiu do desenrolar das coisas e a maneira que ele encontrou de ajudar foi reviver os doces momentos da infância passados na casa com o tio, para tentar achar algo que os ajudasse. Aliás, o tio dele MORAVA na casa, me perguntei o tempo todo como era possível, até que no final isso é esclarecido e junto a esse esclarecimento vem uma revelação sobre a morte do tio de Steven que me deixou bem triste :(( (manterei em segredo, leiam, leiam). 

Sara e Flávia foram as que viram a morte mais de perto, as personagens passam por muitos momentos aterrorizantes e são elas que nos trazem as maiores revelações. 

O livro me surpreendeu bastante e eu super recomendo, gente. Uma motivação extra: o livro é de autor nacional. Desde que me aventurei pelo maravilhoso mundo de Carina Rissi acho que os autores nacionais realmente merecem uma chance, e um lugarzinho especial no nosso coração & na nossa estante. 

Ao Fábio, obrigada pelo livro e sucesso, realmente adorei.

You May Also Like

0 comentários