Resenha: Como Eu Era Antes de Vocês, de Jojo Moyes

by - 17:27:00

Olá, Corujas!

Nome: Como eu era antes de você
Autora: Jojo Moyes
Ano: 2013
Número de páginas: 320
Estrelas: * * * * * (5 de 5)
Sinopse: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro. Como eu era antes de você é uma história de amor e uma história de família, mas acima de tudo é uma história sobre a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.

"O olhar de Will encontrou o meu. Olhos azuis, insondáveis. Um pequeno enxame de borboletas pareceu voar no meu estômago."

Louisa Clark trabalha há anos no mesmo café, mora desde que nasceu na mesma cidadezinha, tem o mesmo namorado há tempos, teve que ceder o seu quarto para irmã mais nova pois ela teve um filho e desde então mora em um quarto que consegue tocar nas paredes simultaneamente. A única coisa que tem diferente é a roupa. Lou faz combinações estranhas e gosta de cores vibrantes.

Ela está acostumada a ouvir a vida inteira que sua irmã é melhor em tudo. Melhor em ler, mexer em computadores, nos estudos, na beleza. Está acostumada a ter que ceder as coisas para irmã desde sempre. Mesmo quando é o salário dela que praticamente mantém a casa. E então ela é despedia, pois o café fechará. Desesperada por emprego ela tenta de tudo que seu nível de estudo, bem baixo, permite. Mas os dias passam e ela não consegue ficar em nenhum deles.

Sem opção ela aceita ser cuidadora de um tetraplégico. Will. Um cara irônico, mal-humorado e que não aceita o acidente que sofreu. Ele faz de tudo para fazer a vida de Lou uma merda. Não por não gostar dela, mas sim por não gostar do que ela representa. Uma conversar que escuta sem querer faz a vida de Lou mudar para sempre. Ela quer desistir do emprego, mas não consegue desistir de Will. E faz tudo o que pode fazer por ele.

"Sem amor, eu já teria afundado várias vezes."

O que falar desse livro? Até antes de lê-lo meu livro favorito era Divergente, ainda é, mas Como Eu Era Antes de Você é maravilhoso em uma escala completamente diferente. Não consigo compará-lo com nenhum outro livro. Por mais que a Louisa parece com Lola (de Lola e o garoto da casa ao lado, temos uma resenha aqui) devido ao seu gosto excêntrico por roupas. Chorei e ri horrores com Lou e Will. Não havia lido nada em janeiro e começar o ano esse livro foi... transcendental. Provavelmente o livro deve receber muitas críticas negativas (li bastante resenhas positivas e negativas antes de lê-lo), mas para mim é real. Por isso é tão bom.

Como Eu Era Antes de Você não é um livro para todos. É um livro que vai tocar você profundamente em algum momento da sua vida.

E vai sair o filme, previsto para estrear 03 de junho de 2016, nos Estados Unidos. Já há o trailer. Foi quando eu realmente me interessei em lê-lo, depois de ver o trailer. Então faça isso, talvez você se interesse também.



Y.

You May Also Like

0 comentários