Precisamos Falar Sobre OUTROS JEITOS DE USAR A BOCA, de Rupi Kaur

by - 18:11:00

Vocês já leram poemas?


Nunca na minha vida eu tive vontade de abrir e realmente ler um livro de poesia. A verdade é que eu sempre achei poesia muito difícil de entender, toda essa coisa de ter que ficar adivinhando o que o autor quer dizer me cansa. Please, seja mais objetivo e prático. 

[criticando, porém com respeito. admiro quem consegue ler poesia. queria ser assim. mas não sou.]




Isso aqui é na verdade uma resenha. E ao mesmo tempo não é. Bem... é uma resenha muito diferente da que costuma-se encontrar por aqui.

Eu não sei como
descrever
esse livro.

Nome: Outros Jeitos de Usar a Boca
Autora: Rupi Kaur
Número de Páginas: 208
Editora: Planeta
Estrelas:  
Sinopse: Outros jeitos de usar a boca é um livro de poemas sobre a sobrevivência. Sobre a experiência de violência, o abuso, o amor, a perda e a feminilidade. O volume é dividido em quatro partes, e cada uma delas serve a um propósito diferente. Lida com um tipo diferente de dor. Cura uma mágoa diferente. Outros jeitos de usar a boca transporta o leitor por uma jornada pelos momentos mais amargos da vida e encontra uma maneira de tirar delicadeza deles. Publicado inicialmente de forma independente por Rupi Kaur, poeta, artista plástica e performer canadense nascida na Índia e que também assina as ilustrações presentes neste volume , o livro se tornou o maior fenômeno do gênero nos últimos anos nos Estados Unidos, com mais de 1 milhão de exemplares vendidos.

● ● 

Tenho medo de usar todos os adjetivos da língua portuguesa e ainda assim vocês não conseguirem compreender a profundidade e a importância desse livro. Essa é a verdade.

Outros Jeitos de Usar a Boca, é um livro de poesia contemporânea. E se você tem um conceito de poesia pré-definido, apenas esqueça. Esse livro é diferente do tipo de poesia que eu esperava. Não é entediante. Não é piegas. Não é exagerado. Não é falso. Outros Jeitos de Usar a Boca é verdadeiro, é real, é palpável. É um livro escrito não com a mente, é um livro escrito com o coração, um livro feito de dor e superação. Em cada linha nós, leitoras, conseguimos nos identificar porque ali estão escritas verdades que nós mulheres vivemos e conhecemos muito bem. Onde você não se identifica você consegue sentir, mesmo sem ter aquela experiência. Em certas partes eu me senti uma intrusa, era como se alguém - alguém real e de carne e osso como eu - estivesse lá expondo suas feridas mais íntimas para mim. Foi como ler o diário de alguém que já sofreu muito.

"Como é tão fácil para você
ser gentil com as pessoas ele perguntou

leite e mel pingaram
dos meus lábios quando respondi

porque as pessoas não foram
gentis comigo."

Outros Jeitos de Usar a Boca fala sobre paternidade, sobre sexo, sobre como nós mulheres nos sentimos e como a sociedade nos trata, fala sobre descobrir o amor, sobre a dor da ruptura, a superação, fala sobre abusos. Abusos de todos os tipos, feitos por todas as pessoas.

Esse livro é uma relíquia. Eu tenho uma lista de livros que acredito que todos deveriam ler, Outros Jeitos de Usar a Boca se tornou um dos títulos dessa lista. É um livro sobre a vida e, principalmente, sobre ser mulher, mas acredito que os homens também deveriam lê-lo. HOMENS, leiam. Por favor. Todos vocês, leiam. E disseminem. Eu já fiz uma lista de pessoas que eu preciso presentear com esse livro.

Li esse livro em cerca de três horas, o impacto foi tão grande que depois de absorver tudo eu já queria ler de novo. Então eu lembrei que essa autora tem outro livro desse mesmo tipo, O Que O Sol Faz Com As Flores, e em breve tem resenha dele aqui porque eu já comecei a ler.

Se a minha opinião não foi o suficiente, fiquem agora com esse mulherão que é Jout Jout:

You May Also Like

0 comentários